Todas as informações que você deve saber para viver ou visitar a cidade de Sydney.
Com quase 5 milhões de habitantes, Sydney, cidade capital do Novo Gales do Sul, é a cidade australiana mais populosa da Oceania. Reconhecida como uma das metrópoles mais vibrantes e espetaculares do mundo, não é por acaso que Sydney ostenta o 14º lugar na classificação das cidades globais no mundo.
Geografia
Uma das características geográficas mais particulares de Sydney é a sua extensão.
Perante a uma superfície de 12367 km quadrados, a densidade de sua população é equivalente a menos de 400 habitantes por quilômetro quadrado. Isso se deve ao fato que a área urbana, povoada mais densamente, constitui somente uma pequena parte da cidade que conta com mais de 300 subúrbios e bairros.
Além disso, em Sydney está o mais amplo porto natural do mundo, Port Jackson e aproximadamente 70 praias (Bondi Beach, Manly Beach, Palm Beach, Balmoral Beach são somente alguns exemplos).
Clima
O clima de Sydney é subtropical húmido. O que significa? Que os verões são muito quentes e que os invernos são tendencialmente amenos com precipitações distribuídas em todo o ano, mas mais intensas entre março e junho.
Embora os invernos não sejam particularmente frios e os verões quentes, o clima de Sydney varia muito e têm sempre muito vento também. A temperatura média da água do oceano é de 20 graus.
História
Habitada por milênios somente por Aborígenes, a cidade de Sydney foi fundada no dia 26 de janeiro de 1788 pelo Capitão Arthur Philipp que teve uma tomada de posse carcerária. Em 1800 o governo britânico pôs fim à deportação de prisioneiros e desde então Sydney iniciou a florescer como centro cultural, político e econômico.
Graças também a abundantes torrentes de imigrantes cada vez mais frequentes (especialmente Asiáticos e Europeus), Sydney continuou a expandir-se até tornar-se a cidade cosmopolita que conhecemos hoje.
PS: Se nota que o Capitão James Cook já tinha avistado Botany Bay (subúrbio da atual Sydney) em 1770.
O que ver em Sydney
A lista das coisas para se ver em Sydney pode ser bem longa.
Nós da Australian Way Agency selecionamos para você, tudo aquilo que merece ser visitado, desde que você tenha dias, semanas ou meses de tempo à disposição.
-
Manly Beach - não percam Shelly Beach e North Head -
-
Newtown e Glebe - os bairros “alternativos” de Sydney
-
Haberfield e Leichhardt - os bairros italianos -
-
Museum of Sydney, Museum of Contemporary Art and Australian Museum
-
Circular Quay e the Rocks
-
Sydney Opera House, inaugurada 40 anos atrás e produto do arquiteto dinamarquês Jørn Utzon foi declarada em 2007 Patrimônio da Humanidade. Está aberto ainda o debate sobre “o que” inspirou o arquiteto dinamarquês
-
Surry Hills e Darlinghurst - Experimente um dos milhares restaurantes e cafeterias da região
-
Bondi Beach - É obrigatória a caminhada panorâmica até a Coogee beach.
Se você quiser fazer um passeio mais diferente aconselhamos naturalmente:
-
Jervis Bay - a baía onde fica a praia com a areia mais branca do mundo, Hyams beach
-
Le Blue Mountains e as três irmãs
-
O Royal National Park, o parque natural mais antigo da Austrália
O que fazer em Sydney
Sydney também é uma cidade rica do ponto de vista de atrações turísticas.
Você não deve absolutamente deixar de visitar a Blue Mountains, chamada assim devido ao azul que explode do conjunto de eucaliptos, mas também uma visita ao Taronga Zoo - te aconselho de pegar uma balsa para desfrutar a magnífica vista do Opera House e da Harbour Bridge.
Para os mais aventureiros aconselhamos também Skydiving em Jervis Bay ou a escalada no Harbour Bridge, enquanto para quem está em busca de alguma sugestão de vida noturna, bem, um Happy Hour no O´bar, um bar situado no centro no topo de um prédio que têm como característica principal de “girar” sobre si próprio, ou um cocktail no Baxter Inn, um bar um pouco escondido na Clarence Street, onde você poderá observar a verdadeira vida noturna de Sydney.
Informações úteis
Nunca passear por Sydney sem um guarda-chuva, chapéu e protetor solar. Nessa lista adicione também uma capa de chuva para deixar na bolsa. Você vai se espantar de como o tempo muda! O transporte público funciona regularmente usando um cartão magnético,Opal card, que pode ser recarregado conforme as suas exigências. Como todas as coisas em Sydney, o transporte público também é bem caro.
Curiosidades
-
Sydney foi escolhida como capital para receber os Jogos da XXVII Olimpíadas.
-
Em 2008 foi a sede da XXIII Dia Mundial da Juventude.
-
Sydney tem o recorde mundial pelo consumo per capita de álcool já registrado na história (datado a antes de 1800, quando o rum era considerado moeda de troca econômica).
-
Sydney é a cidade mais cara da Austrália - mesmo os salários sendo altos, gastar dinheiro é muito fácil.
-
Ian Thorpe, o célebre nadador, e ator Hugh Jackman são ambos originários de Sydney.
Achou esse artigo interessante? O que está esperando! Compartilhe agora
Entre em contato com a gente e descubra como estudar e trabalhar na Austrália