All you need to know to move to or visit the city of Canberra
Todas as informações que você deve saber para viver ou visitar a cidade de Canberra.
Canberra? Levante a mão quem sabia que é justamente ela a Capital da Austrália.
Ouvindo a opinião geral dos italianos na Austrália, Canberra não mereceria nem sequer uma visita de um dia ou dois, eis então que apareceu um artigo justamente poucos dias atrás na internet, dando justo à ela a medalha de bronze entre as cidades para definitivamente se visitar em 2018 (ACT).
E quem disse foi ninguém menos que “Lonely Planet”.
Apesar de ter (somente) pouco mais de 300.000 habitantes, Canberra é a maior cidade do interior australiano e é situada, do ponto administrativo, no Australian Capital Territory (ACT).
Foi escolhida como capital nacional (sinceramente foi projetada com essa intenção) em 1908 para acabar com a disputa entre Melbourne e Sydney.
Sede do governo Australiano, do Parlamento, da Alta Corte da Austrália e de muitas outras instituições governamentais, Canberra é para todos os efeitos o centro político e administrativo da Austrália. Basta pensar que o governo federal oferece trabalho a uma boa parte da população e contribui com a maior parte do produto interno bruto (PIB).
Geografia
Situada vizinha à cadeia montanhosa Brindabella, Canberra ocupa uma área de pouco mais de 800 km quadrados.
A cidade é rodeada de bosques, um interessante conjunto de eucaliptos e savana.
(Pegando o ônibus de Sydney para Canberra é possível admirar essas paisagens, que compreendem selva, um tipo de savana e bosques de verdade. Se você é madrugador pode-se até ver o nascer do sol).
Elementos geográficos principais:
-
O Monte Taylor é o ponto mais alto de Canberra;
-
O rio Molonglo atravessa a cidade e através de uma série de diques forma o lago Burley Griffin, situado bem no centro da cidade;
-
Canberra têm uma altitude entre 550 e 700 metros.
Clima
O que dizer do clima de Camberra? Bem, diferentemente de quase todas as outras principais cidades australianas, Canberra é situada em uma altitude e grande distância da costa, motivo que no verão pode ser muito quente e seca, os invernos são relativamente frios (sempre se compararmos às outras cidades australianas) com neblina e geadas frequentes.
História
Porque se chama Canberra? Além da localização inglesa Canberry, existe um motivo mais sugestivo. A palavra Ngunnawal Kambera significa, efetivamente, “lugar de encontro”. Parece que, na verdade, antigamente a região acolhesse frequentemente uma cerimônia para a migração dos Ngunnawal e o trânsito de enxames e borboletas.
Pontos relevantes da história de Canberra:
-
A colonização da região aconteceu em 4 expedições de exploração de 1820 a 1824;
-
A povoação vem nomeada “Canberry” em 1826;
-
Canberra foi escolhida como capital para colocar fim ao conflito entre Sydney e Melbourne em 1908;
-
O projeto vencedor para a projetação da cidade venceu em 1913 por Walter Burley Griffin;
-
Toda segunda segunda-feira de Março se festeja o Canberra Day, aniversário da fundação;
-
No dia 9 de Maio de 1988 foi inaugurado o palácio do Parlamento definitivo no Capital Hill - o Parlamento provisório, hoje chamado “Parlamento velho”, hoje é a sede doMuseum of Australian Democracy.
O que ver em Canberra
Ideal para se andar de bicicleta, Canberra oferece muitas atrações para se visitar e parques para se explorar.
-
Participe da visita guiada no Museu da Memória - Australian War Museum - ;
-
Visite o Museu da Ciência - Questacon;
-
Visite o Parlamento - e vá ao teto panorâmico;
-
Descubra a história da democracia Australiana no interior do “Old Parliament”.
O que fazer em Canberra
Na sequência algumas sugestões de coisas para se fazer na capital Australiana
-
Explorar a Biblioteca pública de Canberra - National Public Library;
-
Passear ao longo do lago Griffin;
-
Aprecie uma taça de chá quente (no inverno) ou um drinque (no verão) no coração de Canberra no White Rabbit.
Viver em Canberra
Se uma coisa é certa é que Canberra não era, não é, e não será a primeira escolha dos italianos que decidem vir à Austrália. Além de não ter nenhuma praia, às conexões não são das melhores (não tem trens).
Tentamos, no entanto, encontrar algum lado positivo dessa cidade, que orgulha-se em ter um dos mais baixos índices de desemprego no mundo (aproximadamente 3%).
Como foi dito, foi projetada por um arquiteto americano Griffin que se inspirou na “cidade jardim” com a ambição de construir a “cidade ideal”. Atualmente Canberra é dividida em duas seções do lago Griffin, com em seu centro “Capital Hill”, o coração administrativo e político da cidade que envolve o Parlamento e às principais atrações da cidade.
Sendo uma cidade em desenvolvimento, dado que se pode constatar através do número de obras e locais em construção, às oportunidades de emprego são amplas e a competição é menos feroz em comparação à cidades como Sydney e Melbourne.
Informações úteis - a minha Canberra -
Diferentemente de muitos que estão na Austrália há anos e nunca visitaram a Capital, eu aconselho vivamente de dedicar-se pelo menos um dia ou dois à Canberra, se às suas finanças e tempo te permitirem.
“Em um dia, aproveitando bem o meu tempo, consegui ver praticamente tudo, caminhando muito e deixando a cidade me guiar. Curiosidade: do Australian War Museum é possível ver o Parlamento e vice-versa. Uma vista que vale a pena e, para os apaixonados pela história, impagável ”.
Curiosidade
Enquanto em italiano a pronúncia de “Canberra”, têm a sílaba tônica no “e”, em inglês a sílaba tônica é na primeira sílaba “Cánberra”.
O som pode parecer difícil de se entender nas primeiras vezes.
Achou esse artigo interessante? O que está esperando! Compartilhe agora
Entre em contato com a gente e descubra como estudar e trabalhar na Austrália